sábado, 23 de outubro de 2010

Peça sobre anorexia é encenada em hospital de São Paulo


Beatriz Calló, Luisa Taborda, Luíza Zaidan e Maria Eugenia Portolano atuam em "Quase Muda"
Anorexia nervosa é tratada em peça de teatro, interessante ver esse tema assim sendo divulgado na arte.  Como diz Jones Cruz, se consideramos a mágica essência da arte, talvez o teatro seria o caminho de uma sociedade melhor, mais fraterna. Talvez seria imitando o ser que passaríamos a compreender o que está por trás do mel e da melancolia das pessoas. É através desse mergulho teatral – de imitações – que vamos casar com a esperança e nos divorciar do preconceito e da intolerância. Levantar a sensação de que a vida é uma grande metáfora, ou seja, um grande palco iluminado.

 A peça de teatro retrata a historia da garota Natalia Bonfim aos 15 anos, foi diagnosticada com anorexia nervosa, uma doença que envolve fatores psicológicos, fisiológicos e sociais. Em 2009, ela foi internada em uma clínica especializada em transtornos alimentares em São Paulo. Logo após sua saída, ela lançou o livro Patativas, sobre os muitos aspectos da doença. A história agora chega ao teatro encenada por quatro atrizes que vivem os diversos conflitos de Natália. Beatriz Calló, Luisa Taborda, Luíza Zaidan e Maria Eugenia Portolano são as estrelas de Quase Muda, espetáculo dirigido por Rafael Masini.
O espetáculo se passa em um hospital, o Instituto A Casa, um local pensado como alternativa às instituições manicomiais. Natalia recebeu tratamento na instituição antes de ser internada na clínica que ela compara a Auschwitz.
Ótima iniciativa, uma nova abordagem sobre o tema, quem puder comprar o livro e conhecer melhor a historia, fica a dica!

2 comentários:

  1. Onde acho o roteiro desta peça para reproduzir com meus alunos?

    ResponderExcluir